As geleiras estão acabando?

verDá uma sacada nessa foto. A Imagem composta mostra a geleira Upsala, na Patagônia argentina, em 1928 e em 2004. O recuo das geleiras na região, causado pelo aquecimento global, é um dos maiores do mundo. Conheci o local anos atrás, e dá uma certa decepção saber que, em anos, ali poderá ser um monte de pedras apenas…

E é em tudo. Por exemplo, nessa outra foto que vemos agora, temos a Geleira de Rongbuk Médio, no Tibete, em 1968; abaixo, a foto do mesmo local, neste ano. A intenção de ativistas que divulgaram as imagens é alertar para os efeitos do aquecimento global.

ver 2São imagens fortes, que para a minha pessoa insignificante tem o mesmo efeito de animais sendo torturados, crianças passando fome,  patrimônios sendo destruídos para novos shoppings e qualquer outra tragédia que interfira no bem estar do planeta.

E para alguns que acham que isso não vai acontecer, essa foto que apresento agora é emblemática.

quilcaAs imagens comparativas mostram duas cenas do Monte Quilca. No topo, em 2006 a montanha pode ser vista coberta de neve. Na segunda imagem, registrada em 2009, os supostos efeitos do aquecimento global são perfeitamente visíveis .

Em janeiro de 2009, o Instituto Nacional de Recursos Naturais (Inrena) do Peru confirmou o desaparecimento completo da geleira Quilca, que fica a 5.250 metros de altitude na região de Puno. A região fica fica a 5.250 metros de altitude na região de Puno. A região fica próxima à fronteira com a Bolívia.

E foi mesmo! Toda neve que cobria a geleira Quilca sumiu, derreteu por completo, deixando a montanha coberta apenas por uma camada de terra.

Esta é a segunda geleira que desaparece no Peru desde 2005, pelo mesmo motivo. Ainda são 150 picos nevados do país correm o risco de derreter – imagine isso nesse território do Peru e o sudeste andino,formados por 19 cordilheiras nevada!

Pretendo voltar um dia, antes que desapareçam… Mas uma pulga na orelha, dita por um guia argentino: as geleiras somes e aparecem, independente da ação do homem.

Será? Por bem ou por mal, vale visitar esses lugares…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s