As geleiras estão acabando?

verDá uma sacada nessa foto. A Imagem composta mostra a geleira Upsala, na Patagônia argentina, em 1928 e em 2004. O recuo das geleiras na região, causado pelo aquecimento global, é um dos maiores do mundo. Conheci o local anos atrás, e dá uma certa decepção saber que, em anos, ali poderá ser um monte de pedras apenas…

E é em tudo. Por exemplo, nessa outra foto que vemos agora, temos a Geleira de Rongbuk Médio, no Tibete, em 1968; abaixo, a foto do mesmo local, neste ano. A intenção de ativistas que divulgaram as imagens é alertar para os efeitos do aquecimento global.

ver 2São imagens fortes, que para a minha pessoa insignificante tem o mesmo efeito de animais sendo torturados, crianças passando fome,  patrimônios sendo destruídos para novos shoppings e qualquer outra tragédia que interfira no bem estar do planeta.

E para alguns que acham que isso não vai acontecer, essa foto que apresento agora é emblemática.

quilcaAs imagens comparativas mostram duas cenas do Monte Quilca. No topo, em 2006 a montanha pode ser vista coberta de neve. Na segunda imagem, registrada em 2009, os supostos efeitos do aquecimento global são perfeitamente visíveis .

Em janeiro de 2009, o Instituto Nacional de Recursos Naturais (Inrena) do Peru confirmou o desaparecimento completo da geleira Quilca, que fica a 5.250 metros de altitude na região de Puno. A região fica fica a 5.250 metros de altitude na região de Puno. A região fica próxima à fronteira com a Bolívia.

E foi mesmo! Toda neve que cobria a geleira Quilca sumiu, derreteu por completo, deixando a montanha coberta apenas por uma camada de terra.

Esta é a segunda geleira que desaparece no Peru desde 2005, pelo mesmo motivo. Ainda são 150 picos nevados do país correm o risco de derreter – imagine isso nesse território do Peru e o sudeste andino,formados por 19 cordilheiras nevada!

Pretendo voltar um dia, antes que desapareçam… Mas uma pulga na orelha, dita por um guia argentino: as geleiras somes e aparecem, independente da ação do homem.

Será? Por bem ou por mal, vale visitar esses lugares…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s