10 dicas para o fazer turismo sustentável

galápagosBem bacana a iniciativa apoiada pelo Ministério do Meio Ambiente, Biodiversidade da Espanha e Fundação Iberia. Essas dicas visam a sensibilização e conscientização dos cidadãos, promovendo um comportamento responsável e boas práticas ambientais durante as férias de verão – mas que servem para qualquer período, claro.

É assim: Iberia colocou uma brochura publicada no bolso do assento de aviões durante o verão de 2006. Estas peças contêm algumas dicas de turismo sustentável.

É um decálogo para os turistas que se tornar consciente do que deve ou não fazer em seus destinos e por suas ações podem colocar em risco a riqueza biológica do lugar que você visita. Parece bobagem, mas o volume de gente que faz porcaria lá fora justifica esse tipo de guia.

Veja quais são os dez mandamentos para o turismo sustentável!

01 – Ao planejar sua viagem, escolher os fornecedores que oferecem garantias de qualidade e de respeito pelos direitos humanos e do meio ambiente. Ou seja, empresas locais em geral.

02 – Usar os recursos naturais, como água e energia com moderação. Lembre-se que são escassos.

03 –  Tentar minimizar a  de resíduos. Eles são uma fonte de contaminação.

04 – Ao desfazer-se de um desperdício, fazê-lo da maneira mais limpa para facilitar o seu destino. Orgânicos com orgânicos, etc…

05 – Tenha um cuidado natural – que o único traço que deixa para trás é a de seus sapatos.

06 – Se você visitar ecossistemas sensíveis, como recifes de corais ou florestas, descobrir como causar o menor impacto possível e degradação.

07 – Quando comprar presentes e lembranças, olhar para os produtos que são uma expressão da cultura local. Promover a economia das pessoas que acolhem e diversidade cultural – nada de trazer aparelhos eletrônicos ou perfumes, coisa mais brega…

08 – Não compre animais selvagens protegidos pela convenção do Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e da Flora (CITES), ou quaisquer produtos derivados dessas espécies. É um crime e contribui para a sua extinção.

09 – No seu destino desfrutar de conhecer a cultura, costumes, culinária e tradições das populações locais. Obedecê-los e aproximá-los de você é maravilhoso.

10 – Tentar contribuir com a sua presença para o desenvolvimento do turismo responsável e sustentável, construindo seu caminho de um planeta mais saudável e solidária.
Seguindo estas recomendações dez turistas ajudam a conservar a riqueza biológica da Terra e aumentar as oportunidades de desenvolvimento para muitas pessoas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s