Dicas para quem vai viajar de ônibus

Viajar de ônibus não tem muito segredo, porém têm alguns macetes que podem ser úteis na hora de comprar a sua passagem. Separamos aqui algumas dicas legais, que podem significar uma boa viagem pelas estradas mundo afora, seja para comprar o seu lugar, seja para proteger seus bens lá dentro do buzão.

Vamos ver?

1 – As passagens são marcadas, portanto se quiser ir na janela para apreciar mais as paisagens, opte pelos assentos ímpares para não ficar no corredor. É bom ficar longe do fundo do ônibus também pelo desconforto de ter um banheiro próximo (vai que um dos passageiros passa mal na viagem), além de ser chato ter a porta sendo aberta o tempo todo – e como há pressão na porta, nem sempre são aberturas suaves. Isso sem contar as luzes que saem lá de dentro, que em uma viagem noturna podem atrapalhar seu sono.

2 – Ainda sobre assentos, evite lugares entre o número 15 e 25, pois muitos ônibus usam este espaço para colocar o equipamento de ar- condicionado na parte de bagagem acima, diminuindo o espaço que você teria para colocar suas coisas.

3 – Comprou a passagem e houve um imprevisto? Até três horas antes você pode desistir da passagem ou trocar ela de dia ou horário. Em cima da hora não pode, portanto não arrisque!

4 – Para embarcar, chegue meia hora antes. Se estiver em temporada forte, saída de feriado ou algum momento desses super movimentado, tente chegar antes para não ter dores de cabeça com a multidão.

DSC015775 – Menores de 12 anos, com autorização do Juizado de Menores por escrito e acompanhadas dos pais ou responsáveis

6 – Viagens mais longas, comuns no Brasil, podem ser feitas pela noite. Assim, você aproveita para dormir enquanto viaja e não chega parecendo um caco.

7 – Bagagens não podem ultrapassar mais que 30 quilos, porém a fiscalização não é rigorosa. Mas convém não ultrapassar, concorda? Aliás, guarde muito bem o tíquete de bagagem, pois eles realmente olham esse papelzinho.

8 – Tudo que tiver valor deixe perto de você, no corpo ou em bagagens de mão em lugar com alcance visual. Muitos espertinhos tentam ”afanar” coisas dos outros dentro dos veículos.

9 – Alguns ônibus apresentam tomadas de até 110 volts. Bom se informar, assim você pode carregar seu celular ou sua máquina fotográfica enquanto viaja.

10 – Quer viajar sozinho? Compre duas passagens. Se não tiver dinheiro, pode tentar a sorte e comprar ou o assento 14 ou 23. O primeiro pois muitas pessoas correm do 13 por considerar  o número azarado enquanto que o segundo, por um preconceito extremamente bobo e sem sentido (como se o do número 13 tivesse, né?) , tem no número 24 algo evitado por muitos homens. Não é garantido, mas como tem gente com essas crenças sem sentido, vai que você tem sorte e viaja ”de boa” com dois bancos?

VEJA O VÍDEO QUE FIZ PARA O JORNAL DO POVO PARANÁ SOBRE O ASSUNTO

É isso, boa viagem e boas histórias para todos!
DSC01518

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s