Dicas para evitar o Jet Lag em viagens

jetA diferença de fusos horários nas viagens causa o popular Jet Lag, um mal que afeta quem encara viagens muito longas, como entre continentes, por exemplo. Não raro, muitos reclamam que essa diferença entre fusos causa transtornos para adaptação quando desembarcam no destino final.

Basicamente, acontece uma disfunção na produção da melanina, o hormônio da glândula pineal que regula o nosso ritmo biológico. Isso afeta em nosso ritmo biológico, que muitos chamam de relógio interno. Estamos acostumados com um ritmo, que envolve horários para alimentação, para descansar, etc, e se isso é mudado, aparecem os desconfortos.
aviaorelogioSintomas do Jet Lag
Dependendo da pessoa e de seus hábitos, é possível sentir insônia, cansaço, exaustão, indigestão, enjoo, dores de cabeça, letargia e desidratação. Geralmente, isso acontece se a sua viagem passar por três fusos ou mais – veja a hora exata em que você vai partir, multiplique o número de fusos que o seu avião passou por dois e divida por três caso esteja indo em direção oeste, para saber exatos os dias em que levará para ficar ”no ritmo”. Na direção leste, a mesma coisa, porém apenas divida por dois.

Ajudando viajantes
Você não vai lutar contra o seu relógio biológico, então o negócio é prevenção para amenizar o impacto. E isso se consegue comendo coisas leves e bebendo muita água, um copo por hora em média – lembrando que o ar dentro da aeronave é bastante seco – e nada de bebidas alcoólicas e nem com cafe´pina, como café e chá. Além do mais, use uma roupa mais leve. Remédios para dormi, evite ao máximo, a não ser que você realmente precise, mas nesse caso após uma consulta médica com especialista.

Muitos usam pílulas de melatonina , já que é ela que ajuda a controlar quando acordamos e quando dormimos, e alguns estudos apontam que 3 mg de melatonina, com liberação rápida, antes de dormir enquanto estiver em outro fuso horário, teoricamente pode facilitar uma adaptação, porém faça isso APENAS se um médico receitar.

O melhor mesmo é ir acostumando o corpo para o que está por chegar, ajustando seu sono com alguma antecedência com o seu destino final. Dentro do avião, o ideal é tentar dormir bem, com máscara protetora de aqueles protetores auriculares (claro, levantado vez ou outra para caminhar um pouco , ir ao banheiro, se alongar, etc).

Se conseguir, opte por voar pela noite. Dessa forma, você já terá jantado e é muito mais provável que você durma até chegar no seu destino final na parte da manhã.

alongAmbientação
Assim que chegar, dê uma passeada na parte de fora do aeroporto antes de seguir ao hotel ou ponto de descanso.

Se tiver altitude envolvida, melhor fazer isso MESMO, para poder ambientar o seu corpo ao novo ambiente. Receba um pouco de sol, beba água, se alongue novamente e respire fundo.Uns 20 minutos já devem bastar.

Se chegar pela noite, aproveite e tente dormir. Caso contrário, nem durma. Espere a noite chegar para descansar de verdade.

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